sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Avaliação contribuindo para o ensino-aprendizagem

Estou compartilhando a introdução do meu TCC de Pedagogia.

Introdução.


Como a avaliação pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem do educando? Para responder este questionamento iremos realizar pesquisa bibliográfica de diversos autores.
Para Haydt (2003, p. 5) a avaliação é hoje em dia uma atividade constante na prática de todos os setores profissionais, como engenheiros que avaliam seus projetos, administradores que avaliam seus planos de execução. No campo da educação a avaliação está presente em vários níveis como: avaliação do sistema escolar, avaliação do currículo, avaliação do processo ensino e aprendizagem e avaliação da escola.
A avaliação na escola precisa ser mais ampla em relação às observações do desenvolvimento e da participação dos alunos nas situações de aprendizagem, sejam elas individuais ou em grupo e nas atitudes, ou seja, é necessária a observação do aluno como um todo. As ações educativas sempre precisam de questionamentos e discussões por parte das pessoas envolvidas no processo escolar: professores, alunos, coordenação, pais e direção. Tais ações influenciam os resultados finais como nota, promoção, retenção, pois é necessário acompanhar a aprendizagem do aluno forma contínua e processual, em decorrência de uma concepção pedagógica mais ampla e consistente. Concepção essa que trata a aprendizagem, não apenas em termos de resultados finais, mas de maneira de observar como cada aluno evolui no processo de construção de seus conhecimentos.
Muitos estudantes só estudam na véspera de provas, e, respondem somete aquilo que o professor gostaria que ele respondesse e não aquilo que ele realmente entendeu, sendo muitas vezes desestimulados mostrar seus pensamentos pessoais.
Luckesi, (1995, p. 48) define avaliação como “...um juízo de qualidade sobre todos relevante para uma tomada de decisão”.
A avaliação muitas vezes é conceituada como difícil e ignorada pelos docentes e dirigentes. Muitas vezes a avaliação é centrada somente no professor que se caracteriza pelo autoritarismo, e se transforma em classificar, rotular, aprovar ou reprovar.
Hoffmann, (1996, p.90) diz que “... os professores percebem a ação de educar e avaliar como momentos distintos e não relacionados”.
Geralmente o professor utiliza sequencias para avaliar como dar matéria, aplicar prova escrita, atribuir um anota e encerra. Este método de que o educador que utiliza nota como fim demonstra não ter ideia de que a avaliação é um dos momentos de importância que permite a tomada de uma decisão sobre trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido e permite verificar o progresso ou não do aluno.
Souza (1992, p.57) confirma que avaliação muitas vezes é apenas para medir.
“A avaliação exerce um poderoso controle sobre o conhecimento, porque o aluno estuda para fazer prova, responde corretamente aquilo que nem mesmo compreendeu, sem esquecer que as questões são formuladas e permitem várias interpretações”[1].
O educador deve ter em mente que a avaliação educativa não deve ter como prioridade atribuir nota, e sim verificar se um serie de objetivos propostos está sendo alcançado, para ajudar o educando no processo de aprendizagem. O processo de conhecimento é adquirido gradualmente. O professor trabalha com situações fechadas e orientadas para a memorização, sabendo ao aluno a função de obedecer às normas pré-estabelecidas e repetir exatamente o conteúdo determinado pelo docente, através de respostas certas ou erradas, desta forma o professor e aluno não interagem.



[1] SOUSA, S.Z. Avaliação Escolar e Democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J. G. (coord.) Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997

Um comentário:

  1. Muito boa sua introdução!! Gostei também do embasamento teórico.Parabéns!!Não estou conseguindo me cadastrar para ser sua seguidora.Depois vc me ajuda a fazer isso??

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